Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

LIVE@RESTART | ATMA | Auditório RESTART | 17 de Março | 19 h

 

Atma é uma viagem dedilhada de um cantador de histórias que partiu aos primeiros acordes da madrugada, quando leves pinceladas violeta se infiltram na escuridão da noite e os pássaros assobiam melodias que celebram o ritual despertar do sol.

Na frescura alba da manhã, trilhando a mesma estrada de folhas caídas, o cantador encontrou o ritmo, e lado a lado caminharam quase um ano, até que dois raios de luz atravessaram o cinzento invernal daquele céu trazendo consigo a harmonia, a plenitude que enquanto todo podiam enfim aspirar.

Quatro espíritos, uma só voz, “Com a mesma Alma” é o primeiro relato desta viagem partilhada. Uma viagem a este e a outros tempos, às nossas raízes e a tantas outras culturas e ambiências… é uma aldeia caiada de azul forte repousando escondida algures nas montanhas, um embondeiro que ergue os seus braços ao céu, um bule de chá verde e o odor fresco a hortelã borbulhando adormecido sobre uma cama de brasa… é o ritmo hipnótico de povos árabes ecoando nas paredes de um velho forte português, a saia rodopiando encanto e charme ao sabor do cajon, a doçura melancólica do criolo murmurando baixinho saudades de casa… é o longínquo do deserto num olhar que foi e voltou para descobrir por fim que não há como a guitarra portuguesa para cantar o fado do viajante.

"... Unem uma guitarra portuguesa quase omnipresente ao fado mas também à África moura e à África negra, às Índias orientais e ocidentais, ao flamenco e a outras topologias ciganas..."
António Pires, in Jornal "i" - Guitarras Portuguesas, 2010.

"Os Atma são... um grupo português de world music. Português porque está lá quase sempre uma guitarra portuguesa (não por acaso, o álbum começa com uma aproximação ao fado) e é em português que as vozes masculinas e femininas cantam. E de world porque os Atma viajam também, com amor e curiosidade, por muitas outras latitudes e geografias musicais (Magrebe, África lusófona, América Latina, Índia, etc...)"
António Pires, in Time Out, 2010.

"Procurando conjugar uma viagem introspectiva por vezes com um universo onírico e noutros momentos com um certo bucolismo, a sonoridade final dos Atma transparece uma coexistência dos mais variados géneros musicais..."
Francisco Manitto Torres in Feedbackmusica, 2009.

Presentemente Atma é composto por:

- Hugo Claro: Voz, Guitarra Acústica, Guitarra Portuguesa, Bandolim e Acordeão.

- Jorge Machado: Percussões (Cajon, Darbuka, Udu Drum, Tambor de Água, Tar, Bendir, Dayereh) e Taças Tibetanas.

- Berta Azevedo: Voz e Pequenas Percussões.

- Caroline Oulman: Voz, Guitarra Acústica, Sagats e Dança.

- José Sebastião: Baixo Eléctrico.

MYSPACE
http://www.myspace.com/projectoatma

ANIMAÇÃO CULTURAL RESTART
ENTRADA LIVRE